Saiba como trabalhar uma decoração para seu escritório

A decoração é uma parte fundamental de qualquer ambiente, tanto em casa quanto no trabalho. 

No entanto, ela não deve ser feita de qualquer maneira, isso porque é preciso levar muitos pontos em consideração.

Nas residências, a preocupação com a decoração costuma ser maior, afinal, é o local no qual as pessoas vivem e, naturalmente, prezam pelo conforto, beleza e praticidade.

Além da moradia, a decoração do ambiente de trabalho também é muito importante, isso porque as pessoas passam boa parte do seu tempo nesses locais.

Por conta disso, ele precisa ser confortável, harmonioso e prático.

Nesse contexto, é natural que surjam algumas dúvidas na hora de decorar um escritório. Isso porque, ao pesquisar na internet ou andar por algumas lojas, podemos notar que existe uma variedade de itens e possibilidades.

Em todos os estilos, cores, tecidos e materiais é possível encontrar aquele tipo de decoração que mais combina com o profissional. Para isso, basta pesquisar e conhecer as opções.

Para auxiliar a sanar essas dúvidas e encontrar os objetos mais adequados para o seu ambiente, abordaremos a importância de pensar a decoração de um escritório e dar algumas dicas valiosas para isso.

Por que é importante pensar na decoração de um escritório?

O ambiente de trabalho precisa ser um local que auxilie o profissional a se concentrar e desenvolver suas atividades. Mas isso não significa que ele precise ser frio e monótono.

Quando bem decorado, esses ambientes contribuem enormemente com a produtividade, a criatividade e a concentração dos profissionais. 

Outro benefício é que, ao contar com os itens certos, a convivência também é estimulada.

Para conquistar o ambiente e a decoração perfeitos em um escritório, muitas variáveis devem ser levadas em conta, entre elas estão:

  • A iluminação;
  • Cores utilizadas;
  • Tipos de móveis;
  • Objetivos da empresa e do setor.

Todos esses pontos são tão importantes quanto os equipamentos utilizados e todas as ferramentas necessárias para desempenhar as tarefas do dia a dia.

Afinal, como mencionado, uma mobília bem pensada torna o ambiente mais agradável e faz com que os profissionais se sintam bem no ambiente em que passam boa parte do seu dia.

Levando isso em consideração, pode-se até mesmo dizer que a estrutura toda do ambiente pode colaborar com o bem-estar, a saúde e a produtividade dos profissionais.

Embora as empresas possuam em seu escritório diferentes tipos de móveis, é necessário que todos eles sejam ergonômicos, facilitando o dia a dia de trabalho.

Os móveis ergonômicos, por exemplo, são os mais indicados por serem apropriados para uso em um longo período, colaborando para uma postura correta.

Há opções em móveis ergonômicos para os mais diversos ambientes, o que significa que todos podem ter acesso a esses móveis independentemente do tamanho do local.

Já os móveis planejados são uma excelente opção para os ambientes menores. Isso porque eles valorizam o espaço, tornando-o mais organizado e prático.

De modo geral, ambientes pequenos podem ser difíceis de decorar, principalmente considerando os espaços de circulação e afazeres. Mas quando são planejados, eles se tornam mais organizados e aconchegantes para o trabalho.

Além disso, é preciso prezar por uma boa iluminação, realizando um bom projeto de iluminação para os escritórios.

Muita gente acredita que basta distribuir algumas lâmpadas pelo teto e já é o suficiente. Contudo, o excesso de luz pode ser mais prejudicial do que a falta de iluminação.

Para conquistar a iluminação ideal para cada estilo e tamanho de ambiente, o ideal é contar com um arquiteto, engenheiro ou designer de interiores que irá orientar quanto ao melhor tipo de iluminação, de acordo com as necessidades do ambiente.

Outro fator importante é optar por cores e tons neutros, para manter a sobriedade do local.  Do mesmo modo, é normal que algumas empresas sigam uma cartilha para não perder sua identidade. 

Já em ambientes mais descontraídos é possível decorar uma parede em tons coloridos.

Assim como nas residências, o conforto e a imagem de um ambiente deve ser levado a sério nos escritórios. Por isso é importante ter objetos decorativos como:

  • Cortinas;
  • Tapetes;
  • Quadros;
  • Vasos.

Isso porque, apesar de parecerem simples, eles fazem toda a diferença na decoração.

Além de pensar nessas necessidades, existem algumas outras dicas que são importantes e que não podem faltar na hora de decorar um escritório. Confira a seguir:

Dicas para uma boa decoração de escritório

Não importa se o ambiente disponível é grande ou pequeno, é importante que haja um projeto de sala comercial.

Esses projetos são pensados por profissionais especializados e atendem as mais variadas necessidades de cada escritório pois são focados nas atividades exercidas e seguem as especificações e expectativas de cada cliente.

É possível decorar qualquer tamanho de ambiente, de acordo com o desejo do profissional, mas para isso é importante contar com alguém que entenda do assunto.

Outro item que se torna fundamental de qualquer ambiente de trabalho é a placa fotoluminescente

Isso ocorre porque essas placas são utilizadas para sinalização dos ambientes, tanto a comum quanto a sinalização de segurança.

É comum vê-las indicando saídas de emergência, escadas, extintores de incêndio, banheiros e outros pontos de uma empresa. 

Com relação ao local de trabalho como um todo, principalmente em prédios mais antigos, pode ser necessário realizar algumas reformas ou até reestruturar o local.

No entanto, para que isso seja feito de forma adequada e segura, é importante contar com empresa de reforma comercial.

Afinal, essas empresas são especializadas nas demandas de ambientes comerciais e contam com a mão de obra capaz de atender essas especificidades.

Esse trabalho é feito de maneira a respeitar diversas questões que envolvem uma sala comercial, como ventilação, posição de tomadas, fiação, iluminação, dentre outras.

Outro tipo de solução que tem sido muito procurada é o embelezamento de cabine de elevador.

Essas intervenções são realizadas com o intuito de tornar a cabine do elevador mais confortável, aconchegante e charmosa.

Nos prédios comerciais, como nos quais se concentra uma grande quantidade de escritórios, é interessante realizar esse procedimento porque causa uma boa impressão nos visitantes e clientes.

Além disso, os estofados são muito importantes nos escritórios, assim como cadeiras almofadadas. 

Tais itens trazem mais conforto e enriquecem o ambiente. Contudo, é preciso fazer a manutenção deles por meio de uma limpeza de cadeiras estofadas e demais móveis de modo a trazer mais bem-estar

Isso porque, quando esses móveis não recebem a devida limpeza, podem acumular poeiras e manchas. Além disso, prejudica o tecido do estofado e deixam a aparência do local prejudicada.

Para quem gosta de seus móveis e não deseja trocá-los, uma limpeza pode ser tão eficiente quanto mudar a decoração.

A praticidade é um dos principais objetivos dos profissionais e, com um dia a dia cheio de tarefas, é importante que o local de trabalho ofereça agilidade e dinamismo.

Para isso, recorrer a recursos de sistema de automação de escritório e outras ferramentas que tornam os processos mais práticos é primordial.

Existem diversas maneiras de se pensar a automação de um escritório, mas uma das principais fica por conta da compatibilidade móvel.

Essa compatibilidade permite que todos tenham acesso às informações que precisam, a hora que quiserem e onde estiverem. Nesse cenário, as informações podem ser acessadas até mesmo pelo celular.

A eletricidade é outro fator importante, que deve ser levado a sério na hora de decorar ou reformar um escritório.