Saiba mais sobre o chatbots na relação com os clientes

Os chatbots são mecanismos criados através de inteligência artificial com a intenção de oferecer um melhor atendimento ao cliente.

Entre as principais características e benefícios em adotar o uso de chatbots para uma empresa estão:

  • Atendimento online 24 horas por dia;
  • Prestação de atendimento em 7 dias por semana;
  • Banco de dados para coleta de informações;
  • Adaptação de linguagem e vocabulário;
  • Auxilia e tira dúvidas de clientes em tempo real.

Foi pensando na evolução desse sistema em como ele está sendo utilizado pelas empresas que resolvemos falar um pouco mais sobre os chatbots. Gostou do tema? Então siga conosco e confira mais a seguir. 

O que realmente é um chatbots?

Vamos contextualizar nosso artigo com alguns exemplos para esclarecer melhor. Imagine que você esteja procurando por conectores elétricos na internet e, ao ser direcionado para algum site, automaticamente você é abordado por uma janela de conversa, que aparenta ser um atendimento humano. Isso é um chatbot

Ao passo que você interage com esse chat, ele vai sanando suas principais dúvidas, tal como, se for necessário, é possível que um atendente humano assuma o controle da conversa e dê prosseguimento ao seu atendimento.

A evolução do chatbots

A princípio o chatbot não é uma novidade no mercado, pois ele já existe há algum tempo. Entretanto, foi quando se apresentou o sistema Machine Learning e a indústria 4.0, que o sistema de chatbot deu uma considerável evolução em suas características principais.

O machine learning é subcampo da engenharia e da ciência da computação, do qual designou um sistema munido de inteligência artificial, que consegue atingir um certo nível de aprendizado automático e que pôde ser implementado em softwares e também na projeção de máquinas da indústria.

Com isso, se você tem uma loja online de forno elétrico de embutir, por exemplo, saiba que a construção do mecanismo de interação dos chatbots estão sendo cada vez mais aperfeiçoados, com a intenção de oferecer um respaldo preciso ao cliente, como também conversar de forma adaptativa, pois sua inteligência artificial permite que a máquina absorva conceitos gramaticais e figuras de linguagem para melhor compreender e conversar com o visitante. 

A praticidade e o atendimento ininterrupto

Outra característica que os chatbots estão trazendo ao mercado é o atendimento ininterrupto. Antigamente se você tinha um site especializado em tendas para eventos, por exemplo, tinha que colocar um determinado horário de atendimento e se o cliente tivesse alguma dúvida aos fins de semana, não havia ninguém na empresa para conversar com ele. 

Agora é possível instalar um chatbot nesse site e munir-se de diversas informações relevantes que podem sanar as dúvidas do cliente, como por exemplo: prazo de entrega, garantia, condições de pagamento, detalhes sobre o produto, política de devolução, entre outros.

Além do mais, se for uma dúvida específica, ela será armazenada no banco de dados do chatbot. Com isso, mesmo que a empresa não esteja operando naquele momento, a informação poderá ser acessada por um atendente humano e com isso, entrar em contato com o cliente interessado e conversar melhor. 

Não há dúvidas que o chatbots veio para flexibilizar o atendimento das empresas. Esperamos que esse artigo tenha sanado as principais dúvidas sobre esse sistema. Compartilhe essa novidade nas redes sociais e nos siga para mais conteúdos do tipo.