Saiba o que é CRM e conheça suas vantagens

O CRM é uma ferramenta importantíssima para turbinar as vendas de um negócio na era digital. Essa técnica exerce uma função de multitarefas e consegue ajudar bastante no trabalho de vendedores e profissionais de marketing. 

 

A sigla CRM significa, em inglês, “Customer Relationship Management”, que pode ser traduzida para o português como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Esse método une uma série de funções importantes para captação, conversão e fidelização de consumidores de uma empresa. 

O que é CRM? 

O CRM é uma ferramenta capaz de fazer uma gestão 360 do marketing e das vendas da sua empresa. Ele consegue desenvolver recursos capazes de automatizar funções de marketing, vendas e atendimento. Em uma era digital, evoluir a forma de se relacionar com os clientes é importantíssimo. 

 

Com isso, as plataformas de CRM viraram itens indispensáveis para qualquer empresa nos dias atuais. Essa técnica pode ajudar em toda a gestão do seu negócio e expandir suas ações com campanhas assertivas. 

Funções do CRM 

Basicamente, o CRM é uma plataforma que consegue armazenar e organizar as informações de todos os seus clientes, seja os já fidelizados ou os seus consumidores em potencial, os leads. Além disso, ela gera insights valiosos e automatiza o relacionamento com o usuário por meio das informações salvas.

 

Entre as principais funções do CRM estão:

 

  • Gerenciar informações de todos os clientes;
  • Conectar a equipe em diversos dispositivos e promover o trabalho remoto;
  • Capturar as informações dos consumidores com inteligência;
  • Fornecer relatórios e gerar insights para a expansão do negócio,
  • Acompanhamento efetivo de leads e automação de tarefas de marketing e vendas.

É possível escolher entre CRM local e na nuvem. O CRM local é mantido em serviço físico e exige manutenção periódica, o que aumenta os custos e restringe o uso aos computadores da rede. 

 

O CRM na nuvem é hospedado em um servidor cloud, por isso não precisa ser instalado no computador e nem exige manutenção periódica. Além disso, ele proporciona o trabalho remoto e tem uma boa escalabilidade, o que garante o uso inteligente de recursos, otimizando os custos. 

Quais são as principais vantagens do CRM? 

Você já entendeu a importância do CRM para a sua empresa. Se ainda ficou alguma dúvida, vamos elencar as principais vantagens dessa ferramenta para o seu negócio. Confira abaixo:

Otimizar o relacionamento com os clientes

O CRM é uma plataforma que consegue melhorar o relacionamento com os clientes. Ele armazena todas as informações dos consumidores, montando um histórico das ações do usuário com o seu negócio, facilitando bastante na comunicação. 

 

Com a ferramenta, você tem todas as informações disponíveis e, assim, pode entender as necessidades do cliente, tirar suas dúvidas e usar os melhores argumentos para fechar novas vendas. 

Melhora a comunicação da equipe 

Por possibilitar o trabalho remoto e a integração entre todos os colaboradores, o CRM é fundamental para melhorar a comunicação da sua equipe de marketing e vendas. 

 

Isso é fundamental para evitar conflitos internos, delegar funções e coordenar ações assertivas. Com um entrosamento maior entre sua equipe, fica muito mais fácil atender bem os clientes e expandir o seu negócio.

Gestão de recursos e custos 

Por meio do CRM, você consegue garantir que os seus investimentos tragam mais resultados. Isso porque a ferramenta gera bastantes insights valiosos, que podem ajudar a guiar as próximas ações do seu negócio no mercado. 

 

Dessa forma, você só consome os recursos que utiliza e consegue escalar mais funções com o tempo, de acordo com a necessidade. Também consegue coordenar os custos, direcionando o seu capital para campanhas mais efetivas.