Tecnologias que ajudam a tornar seu dia mais prático

O avanço da tecnologia promove diversas facilidades no cotidiano. Muitas tarefas podem ser executadas remotamente, proporcionando uma economia de tempo. Eletrodomésticos inteligentes, melhores purificadores e aplicativos são grandes aliados da modernidade.

 

Acompanhar as novidades do mercado é importante, mesmo que você não compre todos os lançamentos. Afinal, conhecer os avanços tecnológicos e saber lidar com eles é fundamental.

 

Por isso, separamos algumas opções que podem fazer a diferença no seu dia a dia, ajudando na gestão de tempo e diminuindo os esforços com atividades simples.

Smart house (casa inteligente)

O conceito de smart house ainda parece um pouco distante para os brasileiros, uma vez que a tecnologia não está presente em muitas casas. Entretanto, países como o Japão e os Estados Unidos já possuem muitas residências que seguem esse parâmetro.

 

As casas inteligentes são equipadas com um sistema que facilita o dia a dia. Ao chegar em casa, a garagem se abre e a luz acende automaticamente. Ao sair de um cômodo, a lâmpada se apaga. O ar-condicionado pode ser programado para diminuir a temperatura quando há mais pessoas em uma parte da casa.

 

O sistema também pode fazer o reconhecimento de qual morador chegou e, automaticamente, alterar a temperatura ambiente e a luminosidade de acordo com o seu gosto.

 

A princípio, essas facilidades podem parecer simples ou, até mesmo, desnecessárias. Entretanto, no fim do mês, essa gestão inteligente ajuda diretamente na diminuição dos gastos de energia elétrica, por exemplo.

 

Eletrodomésticos inteligentes

Quando falamos em smart house, o conceito está relacionado com uma inteligência tecnológica de gestão de toda a casa. No entanto, é possível ter apenas eletrodomésticos inteligentes em um lar tradicional.

 

Já existem diversos modelos no mercado que facilitam a rotina dos moradores. É possível encontrar geladeiras com câmeras internas, por exemplo. Dessa forma, fica fácil analisar quais produtos estão faltando e organizar a lista de compras rapidamente. Além disso, há a possibilidade de regular a temperatura remotamente.

 

Outro eletrodoméstico inteligente é a máquina de lavar. Alguns modelos permitem o controle pelo celular. Assim, é possível começar a lavagem antes de sair do trabalho e, ao chegar em casa, basta estender a roupa ou colocar na secadora. A limpeza também pode ser direcionada às cores das peças ou relacionada ao tipo de tecido.

 

Os robôs aspiradores são mais um exemplo de sucesso da tecnologia e já estão sendo adotados por muitos brasileiros. Eles contam sensores para evitar obstáculos e permitem a programação de diferentes tipos de limpeza. Para completar, ainda é possível ajustar os dias e os horários da aspiração, ativando o robô pelo celular.

Aplicativos de monitoramento

Por uma questão de segurança, muitas casas são equipadas com câmeras, tanto em seu interior, quanto no exterior. Muitos sistemas permitem uma gestão remota, por aplicativos de celular. Dessa forma, mesmo estando longe, é possível saber o que está acontecendo em casa, em qualquer horário do dia.

 

Não é necessário instalar um sistema com câmeras profissionais. Alguns aplicativos podem ser usados por meio de tablets e smartphones, basta posicioná-los bem. Dessa forma, eles se tornarão câmeras de segurança.

 

Para completar, saiba que você não será um mero espectador. Sistemas mais desenvolvidos permitem uma comunicação de via dupla entre quem está fora de casa e quem dentro dela.

Smart watch (relógio inteligente)

Os relógios inteligentes não são uma novidade. Contudo, os avanços tecnológicos seguem acrescentando mais funções ao acessório. Alguns modelos apresentam funcionalidades específicas para quem pratica esportes e podem, inclusive, ser usados na água.

 

Além disso, já existem smart watches que atuam na gestão de atividades diárias. Essa ferramenta pode ser fundamental tanto para a vida pessoal, quanto para o trabalho. Dessa forma, fica mais fácil manter-se produtivo, cumprindo todos os compromissos e organizando as tarefas.