Trabalho Híbrido: Como Otimizar Seus Dias?

Trabalho Híbrido: Como Otimizar Seus Dias?

 

Os modelos híbridos de trabalho já fazem parte da realidade de muitas empresas, e aprender a como dividir suas tarefas entre casa e trabalho será crucial para o sucesso.

Esse foi um modelo que surgiu com a pandemia, e permite que os profissionais continuem com a flexibilidade de trabalhar em casa, e ainda mantenham contato com seus colegas de trabalho, o que fortalece as equipes e cooperação.

Trabalhadores em muitos países estão começando a experimentar essa nova forma de trabalho, e os resultados têm sido bastante satisfatórios.

Especialistas sugerem que ao escolher qual trabalho fazer onde, ser comunicativo com os gestores e maximizar as interações pessoais, pode representar um papel importante no sucesso do trabalho híbrido.

Como otimizar seus dias?

No sistema híbrido, algumas pessoas irão trabalhar um número x na empresa, outras terão dias pré-selecionados e outras, contarão com mais flexibilidade.

No entanto, para muitos profissionais, poderá ser um desafio conciliar o home office e o trabalho no escritório.

Estudos mostram que, ao retornar à rotina do trabalho presencial, ainda existe uma certa dificuldade de adaptação, afinal, foi praticamente um ano trabalhando em casa.

Vale ressaltar também que não são todos que contam com um espaço adequado em casa, o que pode acabar comprometendo sua produtividade.

Além disso, a probabilidade de se distrair é bem maior. Daí a necessidade de priorizar as tarefas a realizar.

A seguir, separamos alguns critérios a considerar para tornar seu home office o mais produtivo possível.

 

Dicas para aumentar a produtividade em home office

Trabalho Híbrido: Como Otimizar Seus Dias?

Como no sistema híbrido, alguns dias, você vai continuar trabalhando no esquema home office, é essencial tomar algumas medidas para que sua produtividade seja a maior possível:

  • Boa iluminação;
  • Ter acesso a ferramentas digitais como Zoom e Skype;
  • Contar com uma cadeira confortável e se possível, ajustável;
  • Um local silencioso e livre de distrações;
  • Uma câmera e microfone de boa qualidade.

São detalhes que podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, a escolha da cadeira.

Deve ser a mais confortável possível, caso contrário, a tendência é você começar a sentir dores na coluna, nas pernas e joelhos.

Apenas a título de curiosidade, ao longo da pandemia, aumentou de forma significativa a procura por médico ortopedista, e tudo devido à má postura.

Uma outra dica é você escolher quais tarefas seriam melhor executadas em casa e na empresa, e o planejamento é a chave aqui, porque ter um sistema híbrido consistente é a garantia de um maior rendimento no trabalho.

Como organizar as tarefas assíncronas?

Esse tipo de tarefa pode ser realizada sem a necessidade de outras pessoas, como responder e-mails ou organizar a pauta para a próxima reunião, o que dá para fazer perfeitamente em casa.

Ou seja, projetos que exigem uma maior concentração, como registro de dados ou uma reunião com uma equipe específica, podem ser realizados de forma eficiente em casa.

Por outro lado, as tarefas síncronas, devem ser executadas nos dias que você está na empresa.

São trabalhos que requerem colaboração, discussão e participação de profissionais de vários setores, que geralmente as chamadas por vídeo comprometem o desenrolar desses encontros.

Além disso, não são todas as pessoas que dominam as tecnologias, o que pode levar à ansiedade e fadiga.

É claro que cada um tem suas próprias preferências quanto aos estilos de trabalho. Alguns se sentem melhor quando estão isolados e outros preferem um ambiente mais agitado.

Agora, estabelecer conexões com as pessoas do trabalho pode ser uma das maneiras mais eficazes de fazer parte de um time ou empresa.

Dessa forma, é importante que cada pessoa estabeleça seu próprio padrão, e defina quais tarefas fazer em casa e quais deixar para realizar no escritório. 

 

Leia também: Relaxe e aproveite as férias nos destinos mais baratos do Brasil.